Uma coisa muito boa é que cada vez mais pessoas separam em casa o lixo que pode ser reciclado e o lixo/rejeito que infelizmente não pode. Todos sabemos quais produtos são feitos de plástico, papel, vidro e alumínio e sabemos que estes materiais são recicláveis. Mas tem sempre aquelas embalagens e outros resíduos que na hora de descartar ficamos na dúvida se devemos colocar com o lixo reciclável ou com o lixo não reciclável. Por isso o Expedição Vida começa hoje uma sessão de posts que vamos publicar de vez em quando para sanar estas dúvidas!
Vamos começar com uma dúvida bastante frequênte, as embalagens longa vida.
As embalagens longa vida, também chamadas de “embalagens Tetra Pak” devido a empresa que as desenvolveu e produz, são embalagens assépticas para o armazenamento (envase) de alimentos que garantem melhor conservação. São aquelas caixinhas de leite, sucos, estrato de tomate, creme de leite e outros alimentos.
Você coloca ela como sendo reciclável? Se sua resposta foi “sim”, parabéns, você está fazendo certo!
As embalagens longa vida são compostas por três materiais, cada um com uma função específica:
Papel (75% da embalagem) – Confere estabilidade sem tornar a caixinha muito pesada.
Plástico – polietileno de baixa densidade (20% da embalagem) – Protege o alimento da umidade externa e evita o contato do alimento com o alumínio.
Alumínio (5% da embalagem) – Protege o alimento do oxigênio, luz e odores esternos.
Esses três materiais são dispostos em seis camadas:
Para reutilizar esses materiais que compõem a embalagem longa vida, eles precisam ser separados. O primeiro material a ser removido é o papel. Por isso, se você tiver que descartar a caixinha longa vida em um dos coletores específicos para plástico, papel, vidro ou alumínio, coloque-a no recipiente PAPEL.
Com o papel tendo sido removido, sobra a mistura de plástico e alumínio, que pode ser utilizada como mistura mesmo ou os dois materiais podem ser separados. Se utilizados misturados, pode-se fazer peças de plástico (como por exemplo cabos de vassouras e pás) e chapas semelhantes ao compensado de madeira que podem ser utilizadas na fabricação de divisórias, móveis, pequenas peças decorativas e telhas. Esses materiais têm grande aplicação na indústria de construção civil.
Para a separação completa do alumínio e o plástico usa-se o processo a plasma. Neste processo, obtém-se alumínio fundido e o plástico transforma-se em parafina.
Então você já sabe, pode colocar a caixinha longa vida com o seu lixo reciclável! Se quiserem saber mais detalhes sobre os processos de reciclagem ou a fabricação das embalagens longa vida é só deixarem uma mensagem aqui no blog!