Sabiam que Publicidade e Propaganda era minha segunda opção quando prestei vestibular? Depois que me formei em Biologia cheguei até a fazer dois semestres, mas acabei decidindo entrar no mestrado de Eng. Ambiental. Mas mesmo eu agora estando numa área completamente diferente, continuo adorando o mundo da propaganda!
Não sei se vocês já prestaram atenção, mas cada vez mais vemos produtos com anúncios ou campanhas publicitárias inteiras voltadas para o comprometimento com o meio ambiente. Não tem como pegar uma revista e não se deparar com pelo menos dois ou três anúncios que falam de produtos “biodegradáveis”, ou “ecologicamente corretos”, ou “que não agridem o meio ambiente”, ou qualquer uma dessas expressões costumeiras. Muitas empresas tem utilizado com frequência a “responsabilidade com o meio ambiente” como um de seus valores e como estratégia para promover-se, criando anúncios que mostrem os prêmios que ganharam neste sentido, metas que atingiram em colaboração com o planeta e tudo mais. Pena que algumas dessas empresas ou produtos usem a sustentabilidade apenas como argumento de marketing enquanto na verdade não agem dessa forma. Mas, felizmente, outras já perceberam que o “ambientalmente correto” não é apenas mais uma vantagem competitiva, mas também a melhor forma de gerenciar o negócio como um todo. Várias pesquisas já mostraram que empresas que investem em sustentabilidade ganham a preferência do consumidor e que uma conduta sustentável é a melhor estratégia para a consolidação de um negócio de sucesso.
O único perigo de criar campanhas ou anúncios publicitários voltados à sustentabilidade é acabar caindo no clichê… As expressões que acabamos de citar, se utilizadas de modo inadequado, tornam a propaganda nada criativa e ecochata! O “marketing verde” pode e deve ser usado, mas com criatividade e sofisticação!
Vamos ver diversos anúncios bons e ruins aqui no blog para compararmos, mas por hora, separei algumas ações de marketing de guerrilha (marketing de guerrilha é uma propaganda disfarçada, digamos assim… é feito com mídias não convencionais, para intrigar as pessoas e passar uma mensagem). Já são um pouco antigas, mas nunca é demais recordar bons trabalhos, né?!?!
Esse trabalho foi feito para a World Wildlife Fund (WWF). A caixinha de papel toalha foi feita com um recorte da América do Sul, por onde se pode ver as folhas de papel, que foram fabricadas na cor verde. Conforme o papel toalha vai sendo utilizado, vai diminuindo o verde, representando o impacto ambiental do uso excessivo de papel toalha e de diversos outros desperdícios. Aliás, quantas toalhinhas de papel você usa pra secar as mãos???
Olha que simples este, e que efeito legal! O outdoor foi feito com uma cobertura recortada no formado de ondas. Conforme o Sol se movimenta durante o dia, a sombra no outdoor diminui, a imagem fica iluminada e com a parte sombreada formando as ondas, representando a interferência do aquecimento global no aumento do nível do mar.
“Veja quanto monóxido de carbono você deixará de emitir se não dirigir por um dia”. Essa é a mensagem que aparece na gigantesca nuvem preta presa ao cano de escape de um carro depois de passar o dia sendo inflada pela fumaça expelida pelo automóvel.
Nesse anúncio, as árvores, que são as grandes representantes do ar puro, foram posicionadas para parecer pulmões. A área desmatada, como se fosse uma grande ferida no pulmão, é um alerta, e a frase no canto diz: “Antes que seja tarde demais”.
Este outdoor foi criado para a empresa africana de energia Eskom. “Use a eletricidade com sabedoria”
E então, gostaram destas ações publicitárias?? Não dá muita vontade de bolar coisas assim diferentes???