Bom dia, leitores do Expedição Vida! Dormiram bem? O que fizeram hoje depois que acordaram? Deixa eu ver, escovaram os dentes, entraram no chuveiro, passaram shampoo, condicionador, sabonete, saíram do banho, se secaram, passaram creme hidratante, desodorante, filtro solar, perfume… Os homens passaram creme para barbear, deram aquela caprichada com a gilete, passaram o pós barba… As mulheres passaram base para ficar com aquela cútis de pêssego, rosaram as bochechas com blush, realçaram os olhos com um pouquinho de lápis de olho e rímel, passaram um batonsinho e retocaram as pontinhas lascadas de esmalte. Pois é, esse é o cotidiano de todos nós! Cada um do seu jeito, usando algumas coisinhas a mais ou a menos do que estas que citei, mas em geral, é isso aí!
Você já teve a curiosidade de saber o que realmente tem dentro de todos esses produtos que nós usamos todos os dias? Você vai encontrar diversos ingredientes, o problema é que no meio deles existem substâncias que não são benéficas para o nosso organismo, pelo contrário, podem nos fazer mal se são frequentemente absorvidas pelo nosso corpo. São os parabenos, parafinas, chumbo, cromo, alumínio etc. Esses metais pesados e substâncias sintéticas podem interferir nos nossos hormônios, causar problemas no sistema reprodutor e nervoso, causam alergias e contribuem para o envelhecimento.
Eu sei, você deve estar se perguntando “Mas porque as industrias colocariam essas toxinas nos produtos? Não faz sentido elas venderem coisas que prejudicam a saúde!”. A resposta para esta pergunta é bastante simples… Em primeiro lugar, sabemos que vivemos em uma sociedade que está preocupada, a cima de tudo, com a geração de lucro! Se o produto está tendo saída, a industria vai continuar fabricando do jeitinho que ele é! Em segundo lugar, as industrias partem do seguinte pré-suposto: “Este pouquinho de toxina não vai prejudicar ninguém!” Bem, esta afirmação até estaria correta, se nós usássemos um único produto com toxina esporadicamente. O problema é que nós usamos vários deles e diversas vezes ao dia! Um pouquinho de toxina de um, mais um pouquinho do outro, mais um pouquinho do outro, acaba dando um monte!
Pessoal, esse post não é para incentivar ninguém a correr para o banheiro e jogar seus cosméticos no lixo. É para contribuir com o direito do consumidor! O direito de saber exatamente o que é que está consumindo. Por exemplo, nós comemos hambúrgueres de fast food. Mas, acho que já está bem claro a porcariada que eles são, certo? As gorduras, o sódio etc. Mas por mais que faça mal, estamos comendo conscientes do mal que faz, assim temos a escolha de comer só esporadicamente ou mesmo de não comer. A nossa vida é repleta de toxinas! Aqui estamos falando sobre os cosméticos, mas as toxinas estão nos produtos de limpeza para a casa, nos alimentos industrializados, no ar que respiramos… Não temos como fugir delas completamente, essa é uma das consequências do mundo industrializado que vivemos. Não adianta a gente querer radicalizar! Mas, se temos a opção de diminuir o nosso contato com as toxinas de algum modo, por que não? Quanto mais o consumidor demonstrar seu interesse por produtos mais saudáveis, mais as indústrias se esforçarão para desenvolverem novas fórmulas menos agressivas a nossa saúde!
Para os cosméticos, assim como para os alimentos, existem as opções mais seguras, mais saudáveis! São os cosméticos orgânicos, feitos com produtos vegetais, sem metais e sem sintéticos. Para entendermos um pouco mais sobre esse tipo de cosméticos e os benefícios deles, o Expedição Vida conversou com Ananda Boschilia, representante comercial da marca alemã Alva Naturkosmetik aqui no Brasil. Assista a entrevista!
É importante ressaltar que para você ter certeza que está comprando um cosmético realmente natural e orgânico, você precisa checar a certificação dele! Não confie cegamente no que vem escrito no rótulo.
Depois da nossa entrevista, Ananda mostrou como funciona sua importadora, o escritório e o estoque. Assim tivemos a oportunidade de conversar um pouquinho mais! Olha, da gosto de falar com alguém que exerce sua profissão com tanta adoração! Quem dera todos realmente acreditassem naquilo que fazem e se dedicassem de todo o coração! O mundo estaria com muito mais pessoas felizes e satisfeitas!
Quem quiser acessar o site da Alva é http://www.alvabrasil.com.br/
Vocês vão encontrar mais informações sobre a empresa e os produtos, a loja virtual e um blog com dicas.
Mais uma vez, o Expedição Vida agradece imensamente a Ananda Boschilia por ter nos recebido com tanta hospitalidade e carinho! E parabéns pelo seu trabalho!
Até o próximo post, pessoal!
Uma resposta para “Cosméticos orgânicos”
Informação util e de qualidade. Vale ressaltar que não só o uso prolongado tem consequências, mas também o uso imediato, se manifestando com alergias e irritações. Eu substitui todos os quimicos utilizados no meu dia a dia, e asseguro aos leitores de que foi a melhor escolha para minha saúde. Consumo toda a linha masculina da Alva, e na minha opinião, é a melhor marca do mercado para este segmento de produtos orgânicos.