Quem não conhece alguém que seja míope??? Eu mesma tenho 10o!!! #PasseiNaFilaVáriasVezes! Heheheh! Quem tem 0,25 o, 1 o… já sabe como é ruim enxergar coisas de longe, graus baixos já fazem bastante diferença!

Pois é, miopia é a dificuldade de enxergar de longe. Hipermetropia é o contrário, é a dificuldade de enxergar coisas próximas.

miopia-e-hipermetropia

Mas porque essas doenças acontecem? O que o olho dessas pessoas tem de diferente dos olhos normais? Para entendermos as respostas para estas perguntas, antes precisamos saber sobre as partes que compõem o olho. Vamos lá!

Córnea – a córnea é uma membrana transparente que cobre a frente do olho. É como se fosse uma capinha de “plástico” que impede a sujeira de entrar no olho, mas permite a entrada da luz, necessária para enxergarmos!

Íris – é a parte colorida dos olhos. A íris é como se fosse um anel que abre e fecha conforme a quantidade de luz. Quando tem muita luz a íris deixa menor o orifício em seu centro, aí vemos a parte colorida do olho maior. Quando tem pouca luz, a íris deixa o orifício bem aberto, para entrar mais luz, quase não vemos a parte colorida.

Pupila – é o nome dado ao orifício do qual estávamos falando a cima, no centro da íris!

íris e pupila - luz

Cristalino – é a nossa lente de contato natural! É ela que direciona os raios de luz que entram nos nossos olhos para formar a imagem. O cristalino une esses raios de luz que vem de várias direções em um único ponto. Esse ponto onde os raios de luz se unem é chamado de ponto focal.

O cristalino é flexível, os músculos ciliares podem comprimi-lo ou distendê-lo para que o ponto focal se adeque à distância focal (espaço entre o objeto e o cristalino), conforme a posição do “objeto” para o qual estamos olhando.

Objeto próximo – a distância focal é pequena, os músculos ciliares comprimem o cristalino.

Objeto distante – maior distância focal, os músculos ciliares deixam o cristalino distendido.

Retina – a retina é a “tela” onde a imagem se forma, é a imagem formada nela que vai para o cérebro. Nos olhos normais o ponto focal é exatamente sobre a retina.

partes do olho

Pois é, é isso que acontece em um olho normal, os raios de luz entram pela pupila, atravessam o cristalino e a imagem é formada na retina.

Na pessoa míope, o globo ocular é horizontalmente alongado, como se tivesse sido esticado no sentido direita-esquerda. A distância entre o cristalino e a retina fica maior. Com isso a imagem, ou melhor, o ponto focal, se forma antes da retina. Os raios de luz que chegam na retina já estão se separando uns dos outros, não estão mais unidos, logo, a imagem que o cérebro recebe é embaçada!

olho normal e olho miope

explicando o olho miope

Para ver objetos próximos o problema não acontece porque os músculos ciliares apertam o cristalino, fazendo com que a imagem vá para cima da retina. Vocês já viram um míope apertando os olhinhos para tentar enxergar de longe? Pois é, quando a pessoa aperta o olho, o alongamento do globo ocular diminui, a distância entre o cristalino e a retina se torna normal e a imagem se forma no lugar certo!

No caso da hipermetropia acontece o contrário. O olho é curto, como se fosse esticado no sentido baixo/cima, deixando a distância entre o cristalino e a retina pequena demais. Então a imagem se forma depois da retina. Os raios que batem na retina ainda não estão no ponto focal (ponto onde estão juntos).  O problema só acontece para enxergar de perto porque é quando o cristalino é comprimido pelos músculos ciliares, o que faz o ponto focal ultrapassar a retina. Quando o cristalino não está comprimido (visão de longe) o ponto focal coincide com a retina.

images (2)

A hipermetropia e a miopia também podem ser ocasionadas pela curvatura incorreta do cristalino ou problemas na contração ou distensão dele.

Vamos agora ver como as lentes corrigem estas anomalias da visão.

São dois os tipos de lentes utilizadas para estes problemas visuais:

Lentes divergentes – espalham os raios de luz. Estas lentes devem ser usadas pelos míopes. Com os raios de luz mais espalhados, aumenta a distância até que eles se unam, então a imagem deixa de ser formada antes da retina e se forma sobre ela.

Lentes convergentes – unem os raios de luz. Estas lentes são para os hipermetropes. Assim os raios se unem antes de ultrapassarem a retina.

lente-convergente_divergente

#fisica #VisaoHumana #oculos #lentes #4olhos   rsrsrsrrs

2 respostas para “Miopia e hipermetropia – o que acontece no olho?”

  1. alexya disse:

    eu tenho isso vou fazer onze anos no dia 14 de dezembro e to com 1 grau e meio

    • Expedição Vida disse:

      Oi, Alexya!!!

      Feliz Aniversário!!!! Não se preocupe com o seu um grau e meio, viu? Sei que é muito chato não conseguir enxergar as coisas direito, mas com óculos você pode enxergar tudo direitinho! E quando ficar mais velha, se quiser, pode fazer cirurgia a laser pra diminuir a miopia!! Um beijo enorme para ti, aniversariante!!!!

Deixe uma resposta

Newsletter

Curta nossa FanPage