A classificação, ou sistemática biológica, serve para organizar os seres vivos em grupos de acordo com as suas características. Ao longo da história, diversos cientistas criaram seus modelos de classificação. Aristóteles, por exemplo, separou plantas de animais e classificou os animais de acordo com o meio em que se movem (terra, água e ar).
O sistema de classificação que usamos hoje em dia sofreu diversos ajustes ao longo do tempo, mas sua base foi desenvolvida por Karl von Linnée, que organizou os seres vivos de acordo com suas características morfológicas. A sistemática leva em conta também a evolução das espécies e o consequente parentesco entre elas. O avanço no conhecimento sobre a genética e a biologia molecular está trazendo novas informações para ajudar a aperfeiçoar a classificação cada vez mais.
Você pode estar se perguntando “mas para que exatamente serve essa classificação de seres vivos?”. Bom, quando você sabe que uma espécie pertence a tal grupo, você automaticamente fica sabendo de uma porção de informações sobre essa espécie, como características celulares, do corpo, da reprodução etc. Fica mais fácil compreender a ligação que existe entre cada ser vivo e seus modos de vida.
O sistema de classificação biológica é dado em níveis hierárquicos. A cada “degrau” as informações sobre o ser vivo se tornam mais específicas. A taxonomia, como é chamada essa ciência de nomear as espécies é, geralmente, parte da disciplina de Biologia do 2º ano do Ensino Médio. Como na maior parte das vezes é o primeiro contato dos alunos com a classificação biológica, os coitadinhos tem que decorar a ordem dos “degraus”. Por isso, minha professora do colégio, prof. Viviane, nos ensinou um truquezinho que agora compartilho com vocês neste post. Os alunos curtem porque é engraçadinho e arrisco a dizer que nunca mais vão esquecer desta frasezinha! Então aí vai a classificação biológica e a frase truque para lembrar dela:
Uma resposta para “Truque para decorar a classificação biológica!”
ola obrigado vou tentar lembrar disso valeu