Boa tarde, pessoal! A gente sabe que vidro é um material bastante utilizado para a reciclagem! Garrafas, copos quebrados, potes de conserva, enfeites… São recicláveis mesmo que sejam coloridos. Aliás, a reciclagem de vidro é a que menos perde material, 100% do vidro se transforma em vidro novo. Mas se o vidro é tão bom para reciclar, por que existem coisas de vidro que não podemos colocar nos coletores de vidro ou separar em casa para mandar para a reciclagem?
É porque esses materiais não são feitos apenas de vidro. Outras substâncias colocadas junto para conferir alguma função específica atrapalham os processos de reciclagem. Vamos ver 5 exemplos desses tipos de produtos. São eles:
Espelhos
Vidros de automóveis
Tubos de monitores
Vidros temperados
Polímero Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV)
Você já quebrou um espelho e viu que por trás dele tem uma lâmina fininha cinza? Bom, nem precisa quebrar o espelho pra ver isso né, afinal quebrar espelho da azar! Hehe! Essa lâmina que faz o espelho ser refletivo é feita de prata, estanho e alumínio, substâncias que o processo de reciclagem do vidro não consegue separar do vidro de forma eficiente.
Os vidros dos carros contém resina plástica, também difícil de separar. Os tubos de monitores, é, daqueles caixotes enormes que eram as nossas TVs até pouco tempo atrás, e os PRFV são de difícil reciclagem porque possuem substâncias químicas tóxicas em sua composição. E os vidros temperados, se reciclados, geram um produto final de baixa qualidade, o que acaba não valendo a pena.
Mas você deve ter notado que a palavra “não” no título foi colocada entre aspas. É porque algumas técnicas para reciclar esses materiais já existem. Por exemplo, a utilização de laser para separar o painel frontal e a parte traseira (funil) do tubo de raios catódicos (CRT) – tubos de monitores. Mas são tecnologias ainda em desenvolvimento e usadas em poucos lugares. Então, a não ser que você encaminhe esses produtos para uma empresa específica que realize esses processos, a coleta seletiva comum dos municípios dificilmente fará algum uso deles para a reciclagem.
Nós vamos ver algumas dessas empresas para onde você pode enviar resíduos específicos aqui no blog! Fique de olho! Ou ainda, você pode usar a lampadazinha de gênio na sua cabeça e inventar algo com o material. Tem gente que faz belas peças de arte com espelhos quebrados, por exemplo! Neste caso, se diz que o material foi REUTILIZADO, e não RECICLADO.