Oi, Gente! Fim de semana passado fiz um curso sobre Licenciamento Ambiental. Eram dois dias, sexta e sábado, total de 20h. Gente, foi péssimo… A palestrante ficava lendo texto corrido nos slides, sendo que nós ganhamos uma apostila com o mesmo texto. Uma apostila a gente pode ler sozinho em casa, né!! Quando vamos a uma palestra queremos ouvir uma explicação com as palavras do palestrante. Mas, como tudo na vida é válido, o curso serviu para eu ter a ideia de fazer este post!
A oratória é um dom, tem gente que simplesmente nasce com ela! Mas mesmo que você não seja um desses afortunados, tem algumas dicas nas quais podemos nos basear para darmos uma ótima palestra, aula ou qualquer coisa do tipo. Eu, apesar de ficar nervosa para falar em público, me saio muito bem! Então vamos a algumas dicas que podem ajudar você também!
Domínio sobre o conteúdo – Só aceite dar uma palestra ou aula se você se sentir a vontade com o tema, se você conseguir explicar tudo com suas próprias palavras. Pesquise o máximo que você puder, tente relembrar bastante do que você já sabe sobre o assunto, se atualize, pense nas dúvidas que podem surgir dos ouvintes. Topar falar sobre algo que você entende pouco é sacanagem com quem te convidou/contratou para a palestra, com quem estará assistindo e com você mesmo, que pode acabar fazendo papel de bobo lá na frente.
Organização do conteúdo – Faz MUITA diferença a ordem como você vai apresentar o seu tema. Comece localizando a plateia sobre o que você vai falar, porque aquilo é importante ou para que serve. Depois é que você começa a falar dos pontos mais específicos. Amarre muito bem tudo que você for falar, um tópico tem que ir puxando o outro. Se você apenas pular de um tópico ao outro sem explicar a relação dele com o que você estava falando, as pessoas podem se perder no raciocínio. A melhor forma de saber se você está conseguindo linkar tudo é ENSAIAR! Assim você pode pensar nas palavras certas para se expressar! Não queira dar uma de dicionário ambulante, use palavras acessíveis, explique de forma bem objetiva e simples. Por mais complexo que seja um assunto, sempre tem um jeito de explicá-lo com clareza!
Como usar os slides – Os slides são apenas uma ferramenta de auxílio, não é para a palestra estar inteira ali. Ler o texto para a plateia não é uma boa opção, pois se você não consegue explicar o conteúdo da a entender que você não sabe do que está falando. Use os slides para colocar tópicos, imagens, gráficos, tabelas… Se você coloca texto corrido neles, o participante precisará optar entre ler o texto e prestar atenção ao que você está falando.
Entonação é tudo – Ficar ouvindo alguém que fala baixinho e bem devagar da vontade de dormir! Não esqueça que a pessoa lááááá no fundo também quer te ouvir! E você também não vai querer parecer aqueles avisos do “O Ministério da Saúde Adverte…” que ninguém entende nada. Fale normal, auto e claro, dando ênfase nas palavras! Cuidado para não repetir expressões como “né”, “então”, “na verdade”… Tem gente que coloca essas palavrinhas em todas as frases que diz, peeeensa que agonia para quem está ouvindo! Mostre o quanto você se encanta por aquele tema ou o quanto ele é importante! Desse jeito, além das pessoas entenderem o que você está explicando, vão também gostar do assunto!
Naturalidade e Pessoalidade – Quanto mais natural você conseguir ficar, melhor! Ficou com vontade de fazer uma piada? Faça (não uma de mau gosto, né…hehe)! Se tem uma coisa que as pessoas adoram é ouvir histórias pessoais! Use seus pais, seus tios, seus avós, seu cachorro… Se o seu tema for sério ou formal demais para historinhas engraçadas, ainda assim cabe você falar do tema usando experiências pessoais, afinal, é isso que as pessoas procuram ao irem a uma palestra de um “expert” no assunto. Brinque, seja espontâneo! Quanto mais informal e divertida for a sua palestra, mais as pessoas vão prestar atenção nela e mais vão se sentir a vontade para fazer perguntas e participar.
Interação – Olhar alguém com os pés pregados no mesmíssimo lugar o tempo todo é monótono. Fique a vontade para andar, gesticular, apontar… Se você puder interagir com a plateia, perfeito! Faça perguntas, deixe que eles evoluam no raciocínio com você. Observe o rosto das pessoas, se elas estão mostrando interesse, se estão dispersas… Fale olhando para o público, não para as paredes nem para os slides. Mas sempre deixe que a pessoa se voluntarie para participar, jamais aponte aleatoriamente para alguém para fazer uma pergunta, pode causar constrangimento.
Respondendo às perguntas – Não tenha vergonha de dizer “Eu não sei te responder esta pergunta”. Sinceridade é muito melhor do que você dar uma resposta errada ou embromar a pessoa respondendo outra coisa que não foi o que ela perguntou. Uma atitude legal é pedir o contato da pessoa, assim você pode dar uma pesquisada na resposta e dar um retorno a quem perguntou depois.
2 respostas para “7 dicas sobre o que fazer e o que não fazer ao apresentar uma palestra!”
Dicas valiosíssimas, obrigado!
Muito bom!! Parabéns!!!