O post de hoje trata de um assunto bastante sério. Esse vídeo que coloquei aqui para vocês é um dos documentários mais tristes que já vi. Para ser sincera, eu não consegui assistir até o final, porque ver animais sofrendo me dói profundamente! Infelizmente, o vídeo tem que ser divulgado para termos conhecimento do que acontece!
O assunto, como vocês já notaram ao ler o título, é o consumo de carne. Com este post, não pretendo convencer ninguém a virar vegetariano, eu também não sou, mas se diminuirmos o consumo de carne já é uma grande ajuda para os animais, o planeta e para a nossa própria saúde!
É claro que nem todos os abatedouros usam essa violência horrível, mas só de pensar que alguns usam da um desespero! Não sou contra o consumo de carne, mas contra essa brutalidade totalmente desnecessária que alguns usam para criar e matar os animais. Um ser humano que é capaz dessa estupidez, na minha opinião, não tem alma!
Existe uma campanha muito legal, chamada “Segunda sem Carne”, é uma campanha que acontece em vários países do mundo, inclusive apoiada por Paul McCartney. A campanha incentiva as pessoas a não comerem carne ao menos um dia por semana, na segunda-feira. Abaixo está o link do site da campanha, muito bacana, traz receitas vegetarianas ótimas e um monte de informações! Não custa nada passar um diazinho por semana sem carne, né?
Site campanha Segunda sem Carne: www.segundasemcarne.com.br
Aí vão algumas informações para você entender porque o consumo de carne é prejudicial em todos os aspectos:
Segundo a Diet for a New America, para produzir cerca de meio quilo de carne bovina são necessários 7,5 kg de grãos, 9.500 L de água e energia equivalente a quase 4 L de petróleo.
Se os americanos reduzissem seu consumo de carne em 10%, a economia de grãos que seriam utilizados na alimentação dos animais seria suficiente para alimentar 60 milhões de pessoas (número de pessoas que morrem de fome por ano no mundo).
O esterco produzido pelo gado, ao entrar em decomposição, lança metano na atmosfera, gás que contribui para o efeito estufa 21 vezes mais do que o gás carbônico.
1/3 da América do Norte são pastagens para o gado.
Para cada pessoa que assumisse uma dieta vegetariana, 4.000 m2 não precisariam ser desmatados por ano para a criação de gado.
O cultivo de grãos, verduras e frutas consome menos de 5% do total de matéria-prima necessárias à produção de carne.
Ao comermos carne, nós obtemos menos energia do que ao nos alimentarmos de vegetais (2ª lei da termodinâmica – a energia, ao percorrer a cadeia alimentar, perde qualidade).
A alimentação com excesso de carne facilita o surgimento de doenças crônicas e degenerativas como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, obesidade e diversos tipos de câncer e diabetes.




2 respostas para “Evite o consumo de carne!”
Basta de crueldade!
um verdadeiro horror !!!!!como os seres humanos somos cruéis ,insensíveis,fomos criados carnívoros e nunca nos preocupa a origem e de que modo somos automaticamente alimentados …..o pecado consiste em ser consciente do mal que causamos;que eu tenha a coragem e força suficiente para ,se não de repente,reduzir, até terminar este ciclo insensato de matar para viver,quero uma revolução intima de mim mesma para sentir me um ser humano mas puro