Sustentabilidade! Palavrinha que anda bastante frequente em nossos ouvidos! Quando você a escuta, no que você pensa? Com certeza vem a cor verde na sua cabeça, uma imagem de árvores ou qualquer coisa referente à natureza, certo? Logo você conclui que estão falando sobre algo que é bom para o meio ambiente natural!
Este pensamento está correto, mas também está incompleto! Algo que é sustentável é algo que une o bem estar do seu humano ao bem estar da natureza. Você já deve estar cansado de ouvir aquela frase: “Sustentabilidade é suprir as necessidades da geração atual sem prejudicar as gerações futuras”. O que está bastante correto, já que podemos ficar sem recursos naturais para usar se não soubermos utiliza-los de forma coerente.
Então, que a sustentabilidade é algo ecologicamente correto você já sabe muito bem! Mas o que você ouve pouco é que algo sustentável também precisa ser socialmente justo, economicamente viável e culturalmente diverso!
Pois é, para que algo possa ser realmente chamado de sustentável, ele deve respeitar a natureza, gastando o mínimo de recursos naturais e gerando o mínimo de poluição. Deve valorizar o trabalhador, o cliente e todos os envolvidos no processo, através de condições dignas de trabalho, salários justos e serviços/produtos de qualidade que não agridam a saúde nem a integridade humana. Deve ainda ter preços de produção e venda satisfatórios. E por fim, não deve desrespeitar nenhuma cultura, para que possa ser utilizado pelo maior número de pessoas, de forma que continue sendo usado por muitas gerações.
Aí vai um vídeo que encontrei no YouTube e gostei muito, pois em 2 min explica de forma bem bacana esse nosso tema de hoje!
Agora, da próxima vez que você ouvir a palavra sustentabilidade lembre-se de analisar com cuidado se aquele produto ou serviço realmente abrange todas essas vertentes!