yin e yang

Quem não conhece este símbolo, não é? O Yin e Yang é um conceito criado pela sábia filosofia chinesa. Com a popularidade que ganhou no ocidente, diversos significados foram atribuídos a ele, mas poucas pessoas sabem qual é o seu significado original, mesmo porque não é um conceito simples de entender.  Se você conseguir captar a essência deste significado terá nas mãos um dos conhecimentos mais preciosos para compreender o funcionamento dos fenômenos universais.

O Yin e Yang representam o equilíbrio dinâmico da flutuação cíclica incessante que sustenta o ritmo fundamental do universo.

Entenderam alguma coisa? Hehehe! Palhaçada, né! Vamos tentar explicar isso melhor!

Primeiro é importante que nós não confundamos a palavra equilíbrio com ausência de movimento, pelo contrário, nada está completamente em repouso, sem ação. O que acontece é que alguns movimentos estão em harmonia com o processo em curso e outros não. Esses movimentos que não estão em harmonia causam o desequilíbrio.

Todos os fenômenos naturais parecem apresentar um movimento que nunca para, e é esse movimento constante que faz com que os fenômenos existam. Por exemplo, todos os seres vivos vivem porque estão constantemente trocando matéria e energia com o ambiente. Se esse movimento de troca, de vem e vai de matéria e energia cessa, o ser vivo morre. Nossos órgãos fazem isso, estendem e contraem-se. Os astros no universo fazem isso, se uniram tanto que ouve a grande explosão do Big Bang, agora estamos expandindo, até o momento em que todos os planetas e estrelas se comprimirão novamente.

É como se tudo que existe fosse constituído por duas extremidades, que são chamadas de “polos arquetípicos”. Esses polos fixam os limites para os ciclos de mudança, ou seja, quando o fenômeno chega a um polo, parte para o outro, e esse vem e vai nunca termina, é incessante!

Outro ponto importante para entendermos é que esses polos opostos não pertencem a diferentes categorias, mas são polos de um único todo, são complementares! Um só existe porque o outro existe. Por isso na imagem do símbolo vemos um ponto de um dentro do outro. Nada é apenas Yin ou apenas Yang, todos os fenômenos são uma manifestação da oscilação continua entre eles. Todas as transações ocorrem gradualmente numa progressão ininterrupta. É esse fluxo cíclico interminável que mantém todos os fenômenos que conhecemos em funcionamento.

Para ficar mais claro, vamos ver algumas características atribuídas ao Yin e ao Yang:

características yin e yang

O “bem” não é Yin nem Yang, mas sim o equilíbrio entre eles! O “mal” acontece quando o fluxo entre os polos entra em desequilíbrio.

É essa a base do pensamento chinês; todos os aspectos naturais, tanto os do mundo físico quanto os psicológicos e sociais, exibem padrões cíclicos. É com este conceito que age a medicina chinesa. Se alguém está doente é porque há um desequilíbrio em seu organismo. O médico chinês busca restaurar o equilíbrio Yin e Yang do corpo.

O Yin e Yang nos ajuda muito a perceber o que está levando nossa sociedade a ter tantos problemas. Nos tempos de hoje, a humanidade tem dado muito mais valor às características Yang do que às Yin. Temos privilegiado o que é racional ao invés do intuitivo, a competição ao invés da cooperação, o dinheiro ao invés dos sentimentos. Nosso mundo está em desequilíbrio. Não precisamos ser Yin nem Yang, precisamos ser os dois! O problema é que temos sido muito mais Yang do que Yin. Precisamos restaurar o equilíbrio entre os polos, revendo nossos valores e atitudes, deixando nossas ambições um pouco de lado para enxergarmos também princípios de bondade, amizade, tranquilidade e paz que muita gente tem esquecido.

3 respostas para “O significado do símbolo Yin e Yang”

  1. luiza helena disse:

    Boa tarde,esse ponto de equilíbrio que agente sonha,e que fica triste com tanta gente vivendo por viver sem entender qual o seu papel no planeta essa corresponsabilidade pela vida,pelo amor, pela paz,por todos os seres vivos.Eu acredito na sobrevivência da alma,como tenho comprovação.Agora se a ciência for pesquisa, a espiritualidade tem falado com muitas pessoas em sonho com relação a toda agressão que nos temos feito ao planeta.Aprendi nas minhas orações falar de forma carinhosa com o planeta.como sou uma pessoa humilde,que mora na períferia minha casa era de madeira, mas em um sonho me foi dito,que os ventos iriam ser mais forte por causa de impactos no meio ambiente,comecei fazer minha casa de alvenaria com lage,quando vem chuva em falo com as nuvens em forma de oração,sei que a fé é uma força,eu preciso e quero poder fazer muito mais,mas agora estou tratado um problema de saúde.Trabalhei muito em favor da comunidade e do meio ambiente,o pior que a falta de entendimento e a desordem social que o Brasil vive é preciso ter muita habilidade para tratar esses assuntos, porque os interesses financeiros são muito neste mundo,mas eu estou em paz, só um tanto triste, porque a ciência sabe que a vida é um grande movimentar-se,o processo terapeutico de pessoas hospitalizadas tem que ser repensada,quanto mais tempo parada,mais rápido se morre.

  2. IZABEL disse:

    TEXTO, INTERESSANTE, GOSTEI …o comentário também perfeito para mim… porém muito precisa ser feito para chegar ao equilíbrio … para o BRASIL … TALVEZ QUANDO ELE SE TORNAR UM PAÍS NACIONALISTA….

  3. muito obrigada por explicar o que significa esse simbulo no começo eu so queria fazer um trabalho de escola mas acabei me entereçando de verdade pelo yng yang voces trabalham muito bem.obrigada e continuem fazendo um otimo trabalho e salvando a pele de muitos alunos por ai

Deixe uma resposta

Newsletter

Curta nossa FanPage