Ia tomar meu café da manhã quando vi lá perdida no meio do cacho de bananas algo que eu nunca tinha visto… duas bananas dentro de uma mesma casca! Nada como acordar de manhã e dar de cara com uma coisa curiosa dessas! Hehehe! 

Só biólogo mesmo para achar uma bobagem dessas o máximo, né? Hehehe! Ai gente, achei mesmo, super legal! Huahuahua!

Para quem se interessar em saber por que isso aconteceu, é o seguinte: As plantas também possuem órgãos de reprodução, são as flores! O órgão masculino é formado pelo conjunto de estruturas chamadas estames. São eles que produzem os grãos de pólen! O órgão de reprodução feminino é formado pelo conjunto de carpelos. Dentro do carpelo existem os ovários (dentro deles estão as oosferas, que são como se fossem os nossos óvulos). Quando um grão de pólen entra no carpelo e fecunda a oosfera forma-se a semente. Os tecidos do ovário se transformam nas camadas protetoras do embrião e o carpelo se transforma em fruto, para proteger a semente!

O lírio é uma flor onde podemos ver bem facilmente os estames (órgão masculino) e o carpelo (órgão feminino). 

A banana é um fruto partenocárpico, ou seja, o carpelo se desenvolve e vira fruto sem que o ovário precise ser fecundado. Você já reparou naqueles pontinhos pretos que existem dentro da banana? Aqueles são os ovários! Eles não foram fecundados, por isso a banana não possui sementes. Aliás, é assim que se fazem frutas sem semente, injeta-se hormônios nos ovários das flores para que o carpelo transforme-se em fruto sem que o ovário tenha sido fecundado.

Neste caso das bananas na mesma casca, a única coisa diferente que aconteceu é que quando os carpelos de óvulos não fecundados estavam virando frutos, seus tecidos celulares geminaram, acabaram se unindo e desenvolveram-se juntos. Podemos ver que eram dois ovários diferentes pelas duas pontas que prendiam a “banana siamesa” ao cacho. Vem uma linha que mostra um curto período onde se desenvolveram separados e depois sua fusão!

Ahh, não acharam legal? Adorei encontrar as bananas gêmeas! Hahahahah!

9 respostas para “Você já viu duas bananas dentro de uma única casca???”

  1. Juvenita disse:

    Nós da minha terra chamomos estas bananas assim de “bananas gemeas” simplesmente.Mas muito legal a sua observação e seu exclarecimento.

  2. JUVENITA disse:

    Em minha Terra, Diamantina-MG nós a chamamos de bananas gêmeas. Mas achei interessante a sua curiosidade, que legal.

    • Expediçāo Vida disse:

      Que bom que você gostou, JUVENITA! Se tiver mais curiosidades interessantes aí em Diamantina pode mandar para nós!! Vamos adorar!

  3. Angelo Roberto disse:

    Sou descendente de Italianos e vivi no interior até meus 15 anos e todo ano volto na casa de meus parentes, na região noroeste de São Paulo e também na Paulista é muito comum encontrar bananas e café “gemeos”, porém nessas regiões chamamos de “felipe” de banana ou café. Entrei nesse site porque hoje encontrei um felipe de uva, coisa que nunca tinha visto em toda minha vida.
    Abraço

  4. Fernando disse:

    Oi! encontrei três dentro de uma casca, eu apenas havia visto duas até hoje.. está aqui a prova: http://instagram.com/p/lqlaDjJ1EU/

    :)

  5. luisa garcia f. b. da silva disse:

    Gostei do site.
    Quando criança ,minha mae,que tem origem italiana,tb me ensinou que 2 bananas na mesma casca era um felipe.Hj quase ngm mais fala assim..
    Nao sei se coincidência,mas lembro que sempre tinha um felipe nas pencas de bananas que minha mae comprava na feira,hj quase nao encontro mais.
    Luisa

  6. Gislaine disse:

    Olá encontrei dua s bananas em uma unica casca… Também conheço por felipe e minha mãe diz que não se pode come-la sozinho, sempre alguém come uma das bananas e outra pessoa come a outra banana.

Deixe uma resposta

Newsletter

Curta nossa FanPage