Em outubro do ano passado (2016) fizemos uma das nossas viagens em família – gente, minha família viajando é um alvoroço que vocês não imaginam! Kakakakka! Decidimos ir para Portugal. Confesso a vocês que é um lugar que não constava na minha lista de desejos de destinos… O que eu tenho a dizer agora depois de ter conhecido? Me surpreendeu!!!! Positivamente!!!! Comida excelenteeee, lugares maravilhosos e um povo que nunca vi mais simpático!!!

bandeira-portugal

Uma ótima ideia para conhecer muito de Portugal – contrate um micro-ônibus ou van

Portugal é um destino que nos permite conhecer muito em apenas uma viagem! É que é um país super pequeno, então você pode se hospedar em uma única cidade ou duas e conhecer diversas outras próximas! Assim você conhece o máximo do país sem precisar ficar mudando de hotel. Nós dormimos 3 noites em Lisboa, e 6 em Porto, mas conhecemos 10 cidades!

Algo muito prático de se fazer, principalmente quando se está em muita gente como foi o nosso caso (15 pessoas) é alugar um mirco-ônibus (ou van se você estiver em poucas pessoas) com motorista. Assim você elimina muita incomodação – não tínhamos que nos preocupar em qual o caminho certo, GPS dando problema, onde estacionar, que meio de transporte usar etc. Todo dia de manhã o micro-ônibus nos buscava na porta do hotel, nos levava para conhecer alguma cidade e a noite nos deixava de volta no hotel! Muito cômodo! Fora a nossa bagunça dentro do ônibus, com isopor de cerveja, música… uma delícia de viagem!!!! A própria agência de viagem aqui no Brasil faz essa contratação para você.

expedicao-vida-microonibus-van

Não deixe de fazer:

Dentre muitas atrações que visitamos e experimentamos, vou detalhar aqui as que mais gostei, que acho imperdíveis para quem viaja a Portugal! Não vou me ater muito aos fatos históricos de cada monumento para não alongar demais o post, mas se você curte saber sobre o passado da humanidade, com certeza vale ler mais a respeito de cada um deles.

Visitar a Torre de Belém em Lisboa – a Torre de São Vicente de Belém é o monumento ícone da arquitetura de Portugal no século XVI, época em que ela tinha função militar e financeira. Hoje, é uma das atrações turísticas principais do país. A torre fica na margem direita do rio Tejo, perto de uma praça muito gostosa, vale a pena passear pelo local e visitar o interior da torre!! O monumento é tombado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

expedicao-vida-torre-belem

Comer Pastéis de Belém – os famosos doces portugueses! Mas tem um porém, os verdadeiros Pastéis de Belém são feitos na freguesia (“bairro”) de Belém em Lisboa. Qualquer outro doce desse tipo em Portugal é chamado de Pastel de Nata. O lugar certo para você apreciar essa delícia é a primeira e verdadeira fábrica dos Pastéis de Belém: http://pasteisdebelem.pt/

expedicao-vida-belem

Tirar foto com uma Oliveia e comer a azeitona direto do pé – como ir a este país e não curtir um pouco dessas plantas e experimentar o azeite de oliva tão característicos de Portugal, né? Tem oliveiras em todo canto! Se você não souber identificar esta árvore é só perguntar para qualquer português! Escrevi um outro post a parte sobre este tema – Qual a diferença entre as azeitonas verdes e pretas? A única coisa que lamento é que não conseguimos uma quinta (fazenda) de oliveiras com produção de azeite de oliva para visitar… Imaginei que haveriam muitas, mas mesmo buscando na internet não conseguimos uma.

expedicao-vida-azeitonas

Visitar a cidade de Sintra – de todas as cidades que visitamos, essa foi uma das minhas favoritas! É uma vila portuguesa pitoresca, muito rica em história! O clima mais fresco da região atraiu a nobreza e a elite de antigamente, por isso o vilarejo é cheio de palácios, jardins e construções interessantíssimas. Mas força nos joelhos, porque a cidade é toda em morros. Sintra também tem um doce português maravilhosoooo, chamado Travesseiro! Dizem que o melhor local para comprar é a confeitaria Periquita! Eu não comi em nenhum outro lugar para poder comparar, mas esses são realmente deliciosos!

expedicao-vida-sintra

Visitar o Santuário de Fátima – na ida de Lisboa para Porto, paramos na cidade de Fátima. Mesmo se você não for uma pessoa religiosa, o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima é um lugar muito interessante para conhecer, ascender uma vela e rezar um pouco. É um dos mais importantes santuários da fé católica, pois foi onde Nossa Senhora supostamente apareceu para as três crianças. Sendo indiscutível o poder da igreja na sociedade, entender suas histórias sem dúvida enriquece nossa arca do conhecimento.

expedicao-vida-santuario-fatima

Ir a Sé de Porto – bom, pela Europa inteira o que não falta são igrejas extraordinárias! Mas conhecer a Catedral de Porto é particularmente interessante por causa da vista maravilhosa que você tem da cidade!

expedicao-vida-se-porto

Degustação de Vinho do Porto – ahh isso não pode faltar! Hehe! Nós fizemos o tour pelas caves de Graham’s, foi muito bacana! Eu já visitei algumas outras vinícolas (em Gramado, Chile, França…) mas a produção de vinho do porto é um pouco diferente dos vinhos com os quais estamos mais acostumados. Por isso vale muito apena fazer um tour desses, você aprende bastante!!!

expedicao-vida-vinho-porto

Conhecer a cidade de Braga – nossa, que cidade show para conhecer! Dois Santuários imperdíveis o Santuário do Bom Jesus do MonteSantuário de Nossa Senhora do Sameiro. Nem vou descrever muito, as fotos vão falar por si! Uma das catedrais mais antigas de toda a Europa também está lá, a Sé de Braga – infelizmente é proibido tirar fotos no interior dela, mas garanto que é um espetáculo! Além do mais é uma delícia passear pela cidade!

expedicao-vida-santuario-bom-jesus

expedicao-vida-senhora-salmeiro

expedicao-vida-se-braga

Conhecer Guimarães – o berço da nação! Foi lá que Portugal nasceu! Essa outra delícia de cidade fica a apenas 20 min de Braga. Tem as ruínas de um castelo (Castelo de Guimarães) e muitas construções antiguíssimas. Mas o que não da para deixar de visitar é o palácio Paço dos Duques de Bragança! Você pode caminhar pelo palácio, ver as paredes de pedra, aquelas portas pesadas de madeira e até mesmo móveis e objetos. É muuuuuito legal! E olha que já vi palácios da Europa, mas esse é diferente porque não é aquela pompa dourada costumeira, é rústico! Adorei!!!!

expedicao-vida-duques-braganca

Tomar licor de Ginjinha – o Ginjinha ou licor de Ginja (amarena) é feito com uma frutinha do mesmo gênero das cerejas comuns (Prunus sp.), só que a ginja é mais ácida. É um licor típico de Portugal, principalmente o produzido na linda cidade de Óbidos! Muuuito gostoso!!!

expedicao-vida-ginjinha b

Três restaurantes incríveis:

Aqui vão alguns restaurantes que nós amamos ter ido! Comida sensacional, atendimento perfeito e lugares lindos e charmosos! Lembrando que fazer reserva antes da sua viagem é sempre melhor, assim você não corre o risco de “dar com os burros n’água” hehe

Solar dos Presuntos (Lisboa) – www.solardospresuntos.com

expedicao-vida-solar-dos-presuntos

Azenhas do Mar (Sintra) – www.azenhasdomar.com

expedicao-vida-azenhas-do-mar

Tia Alice (Fátima) – https://www.facebook.com/Tia.Alice.Restaurante/

expedicao-vida-tia-alice

Para finalizar o post, aquelas dicas de utilidade máxima:

Moeda: Euro €

Voltagem: 220V (ainda bem que hoje em dia a grande maioria de carregadores de celular e máquinas fotográficas são bivolt)

Tomada: plug redondo com pinos redondos mais grossos

tomada-portugal

Uma ótima viagem a você que vai a Portugal!!!!

IMG_8745

Deixe uma resposta

Newsletter

Curta nossa FanPage