No post de hoje vamos fazer outra viagem! Desta vez, para uma das cidades mais importantes do mundo, Genebra – Suíça. Genebra, juntamente com Nova York são o coração da diplomacia e da cooperação internacional. As duas cidades abrigam as duas sedes mais importantes das Nações Unidas (ONU), além de diversas outras organizações de importância global.

Genebra fica na parte oeste da Suíça, fazendo fronteira com a França. O idioma oficial da cidade é o Frances (Genebra em Frances – Genève). São cerca de 400 mil habitantes, sendo que 45% correspondem a estrangeiros de mais de 180 países, o que faz de Genebra uma cidade multicultural. A moeda utilizada é o Franco Suíço. Você consegue trocar dólares por francos suíços facilmente em um dos vários câmbios do centro.

Mas afinal de contas, o que tem de bom em Genebra para um turista fazer? Pois é, eu viajei para lá em março deste ano, sem saber exatamente a resposta para esta pergunta. Mas, como na grande maioria dos lugares, os hotéis estão repletos de informações para te dar a este respeito! Já que mencionamos o hotel, vamos primeiro falar sobre isso!

Dica de Hotel em Genebra

Bom, eu gosto de escrever apenas sobre aquilo que eu conheço pessoalmente, assim posso dar minha opinião. Então, a pesar de saber que existem muitos hotéis bons em Genebra, vou valar do que eu me hospedei. Se chama Hotel de la Cigogne. Fica super no centro da cidade, dá para fazer todos os principais pontos turísticos a pé! O hotel é um charme! Aconchegante, elegante e o pessoal atende muitíssimo bem. Os quartos são lindos e o chuveiro não da vontade de sair de baixo! O café da manhã é básico, mas tem muitos tipos de pães maravilhosos, iogurte e salada de frutas. Tudo no capricho! Eu recomendo muito esse hotel!

 Expedição Vida - Hotel de la Cigogne - Genebra

Pontos Turísticos de Genebra

O hotel nos deu um livrinho com os TOP 10 à Genevè, os 10 pontos turísticos principais! Pronto, já estava ali mastigadinho o que tínhamos para fazer! Mas é claro, um turista que se preze sempre vai mais além, né! Hehe! Mas antes de “ir além” vamos ao TOP 10!

 10 pontos turísticos principais de Genebra

1 – Jet d’Eau

O Jet d’Eau é um jato de água de 140 metros que pode ser visto de toda a cidade! O primeiro Jet d’Eau foi instalado como uma válvula de segurança para uma rede de energia hidráulica no Edifício das Forças Motrizes, antiga Fábrica da Coulouvrenière em 1886. Aquele jato alcançava 30 m. Mas ficou tão famoso que em 1891 foi mudado para onde está agora, no Lago de Genebra, ponto central da cidade. Até aí ele tinha 90 m. Até que em 1951 ganhou novo sistema de bombeamento, o que existe hoje. O Jet d’Eau é hoje o principal símbolo de Genebra!

Expedição Vida - Jet d' Eau - Genebra

2 – Horloge Fleurie

Na terra da pontualidade, é claro que um dos símbolos principais tinha que ser um relógio! O relógio de flores de Genebra tem 16 metros de circunferência por 5 de diâmetro e é constituído por cerca de 6.500 flores. O Horloge Fleurie (relógio de flores) fica no Jardim Inglês, e representa a industria relojoeira de Genebra.

Expedição Vida - Horloge Fleurie - Genebra

3 – Palácio das Nações Unidas

O palácio que abriga a sede da ONU desde 1946. As 193 bandeiras dos países membros flamejam na frente do edifício, é lindo de ver! Pode-se conhecer algumas das salas onde acontecem as reuniões internacionais com visitas guiadas. No dia que fui, manifestantes venezuelanos protestavam em frente aos portões!

Expedição Vida - ONU - Genebra

4 – Catedral Saint-Pierre

A catedral de São Pedro fica na chamada Cidade Velha de Genebra (em francês: Vieille Ville), é uma parte de Genebra toda de construções antigas. A Saint-Pierre é a principal igreja protestante da cidade. Eu não citaria ela entre as igrejas mais bonitas que já vi na Europa, mas ainda assim vale muito a pena conhecer! Tem um órgão incrível de 1965, uma torre de onde se tem uma vista de 360º da cidade e um sino de 6 toneladas. A igreja tem uma torre esverdeada feita em cobre centenas de anos após a construção da catedral.

Expedição Vida - Catedral Saint-Pierre - Genebra

5 – Praça Bourg-de-Four

Essa é uma daquelas praças típicas da Europa! Cercada de construções super antigas, no centro da Vieille Ville. Andar pela cidade velha é um passeio imperdível, encantador! Você passeia pelas ruelas e vivencia um mundo de história! Para melhorar ainda mais o passeio, um cafezinho ou um almoço em um dos restaurantes da praça fica perfeito.

Expedição Vida - ONU - Genebra

6 – Vista do Mont Salève

O Mont Salève é chamado de “o balcão de Genebra”, porque proporciona uma vista de toda a cidade! Deve ser maravilhoso! Pois é, neste ponto turístico eu não fui…

7 – Jardim Inglês

O Jardim Inglês fica na parte central das margens do Lago. Como vimos, o relógio de flores faz parte desse jardim. Você vai ver também algumas esculturas, flores, árvores e pode caminhar admirando esse belo lugar ao mesmo tempo em que observa o lago, os barcos, o Jet d’Eau e as pessoas muito bem vestidas que passeiam por Genebra. 

Expedição Vida - Jardim Inglês - Genebra

8 – Comitê Internacional da Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha fica próxima à sede da ONU. Existe um museu aberto para a visitação, mas não posso contar detalhes porque não entrei para ver. Você também pode optar por visitas guiadas www.redcrossmuseum.ch 

Expedição Vida - Cruz Vermelha - Genebra

9 – Muro dos Reformadores

O Muro dos reformadores fica dentro do Parque dos Bastiões. O monumento representa os quatro pioneiros da Reforma Protestante vestidos com a capa de Genebra. O bacana desses pontos turísticos muitas vezes nem é o monumento em si, mas tudo que você acaba conhecendo enquanto caminha em busca dele! Parques, construções, praças, escadarias, bares… É assim que conhecemos de verdade uma cidade.

Expedição Vida - Muro dos Reformadores - Genebra

10 – Lago de Genebra

O Lago de Genebra é o segundo maior lago da Europa Ocidental, se estendendo pela França e Suíça. Uma coisa que não da para deixar de fazer em Genebra é caminhar as margens do lago! Você vai conhecer muito da cidade!

Expedição Vida - Lago de Genebra

CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear

Para mim, que amo ciência, faltou um ponto muito importante nessa lista, o CERN (European Organization for Nuclear Research). É o maior laboratório de física de partículas do mundo! Lembram das reportagens publicadas no mundo todo em 2012 sobre a possível descoberta da Partícula de Deus (Bóson de Higgs)? Pois é, aconteceu no CERN. Eles tem o maior acelerador de partículas existente, o LHC (Large Hadron Collider), que percorre um círculo de 27 km que abrange parte da Suíça e da França.

Chegar no CERN é super fácil. Você só precisa pegar o tram (bonde elétrico) número 18, sentido CERN. É a última parada, fica a uns 20 min do centro. Para voltar é só pegar o Tram no mesmo lugar onde você desceu, que será bem em frente ao CERN.

Expedição Vida - Como chegar ao CERN - Genebra

Existem duas exposições permanentes abertas ao público, Universe of Particles e Microcosm. Ambas muito legais para quem entende um pouco de ciência! Mas as visitas que valem a pena mesmo são as guiadas, que te levam a locais fechados dentro do CERN. As visitas tem que ser agendadas com cerca de 3 meses de antecedência. Para saber mais sobre visitas ao CERN entre no site http://home.web.cern.ch/ e clique no link “visits” no final da página.

Expedição Vida - Universe of Particles - CERN - Genebra

 Expedição Vida - Microcosm - CERN - Genebra

Mais sobre Genebra

Compras: O principal local para as compras é a Rue de Rive, uma rua bem no centro, do ladinho do hotel que falei para vocês. Existem duas lojas que não da para deixar de ir, o Globus, que tem até um supermercado e a Bongenie, também loja de departamentos. Mas se preparem, tudo em Genebra é MUITO caro!

Museus: Genebra também tem vários museus, como o Museu de Arte e História, Museu Ariana, Museu de História Natural, Museu Rath etc.

Exposições: Fique de olho nas exposições, sempre tem algo acontecendo em Genebra. Se você for em março tem a Salon International de l’Auto é uma das maiores exposições da indústria automobilística do mundo. Você vê todos os lançamentos de todas as marcas famosas de carros e vários protótipos de carros futuristas! A exposição é anual, sempre em março.

Expedição Vida - Genebra

Genebra é uma terra de gente educada e inteligente. Qualquer pessoa que você pare na rua para pedir informação te ajuda com muito bom grado. Restaurantes excelentes e hotéis maravilhosos. Mas dificilmente alguém faz uma viagem para conhecer especificamente Genebra, é uma cidade mais voltada para negócios ou para pessoas que vão para ver exposições específicas. Mas se você estiver viajando pelas redondezas, ou se Genebra estiver no seu itinerário de viagem, com certeza vele uns dias por lá! Além do mais, sempre que falarem sobre Genebra nas notícias globais, você já vai saber certinho como são as coisas por lá!

Deixe uma resposta

Newsletter

Curta nossa FanPage