Neste ultimo domingo, dia 24, tivemos a cerimônia de premiação da Academy Awards, o Oscar. Eu, particularmente, adoro assistir, amo cinema!

Algo interessante para conversarmos aqui no Expedição Vida é um documentário que infelizmente não concorreu como tal, mas apareceu na categoria “Canção Original”, com a música Before My Time, composta por J. Ralph, interpretada pela atriz Scarlett Johansson e com a participação do violinista Joshua Bell.

Esse documentário foi produzido pelo fotógrafo da National Geographic, James Balog, graduado em geografia e geomorfologia. Balog foi enviado pela revista em 2005 ao Ártico com a missão de capturar imagens que ajudassem na comprovação de que as mudanças climáticas estão realmente acontecendo. O fotógrafo revelou que fora sempre bastante cético sobre o assunto e que não esperava grandes resultados. Balog passou anos capturando imagens com câmeras de tecnologia avançada, capazes de converter anos em segundos. 

Eu ainda não tive a oportunidade de assistir ao documentário completo, mas pelo que pesquisei, o trabalho do fotógrafo americano ficou surpreendente! James Balog  confessou que definitivamente não há como negar que as mudanças climáticas são reais e ficou surpreso com a rapidez com que o fenômeno está ocorrendo. Disse ainda que espera que a arte dele, o documentário, sirva para tocar o espírito humano e conscientizar a sociedade para a proteção do meio ambiente.

Nós, biólogos e ecologistas, sempre levamos a fama de “ecochatos” por falarmos sobre esses assuntos, mas de certa forma eu compreendo, é difícil acreditarmos piamente em algo que não sentimos na pele, que não está diante de nossos olhos. Por isso considero tão importantes trabalhos como este de James Balog, que coloca diante de nós imagens da nossa própria realidade.

Este é o website oficial do documentário (www.chasingice.com), você pode assistir ao trailer, ouvir a música que concorreu ao Oscar, saber um pouco mais sobre as mudanças climáticas e obter uma porção de informações interessantes! O documentário mostra toda a aventura e o esforço da equipe na captura das imagens em um ambiente tão hostil e arriscado. As imagens são incríveis, um verdadeiro trabalho artístico fotográfico! Algumas assustadoras e outras de tirar o fôlego de tão lindas!

Crashing Ice, assim como foi Uma Verdade Inconveniente (2006) de Al Gore, será mais uma arma para a conscientização da humanidade.

E só para esclarecer, não é culpa da humanidade que as mudanças climáticas estão ocorrendo, esse fenômeno faz parte do ciclo natural do planeta, iria acontecer com ou sem nós estarmos aqui. O problema é que era para acontecer daqui a milhares de anos, nós aceleramos o ciclo. Não sei vocês, mas eu preferia que realmente acontecesse daqui a muito tempo, como era pra ser, sem eu nem meus descendentes próximos estarmos aqui para ver. Heheheh! Brincadeiras a parte, é isso mesmo, vamos reavaliar nosso modo de vida e valorizar mais o meio ambiente para continuarmos nesse mundo maravilhoso!

Deixe uma resposta

Newsletter

Curta nossa FanPage