Olá, caros seguidores do Expedição Vida! Vamos a mais uma construção de arrepiar inspirada na natureza. O escritório de arquitetura Spasm Design Architects (www.spasmindia.com) recebeu a tarefa de projetar uma moradia na base das montanhas Sahyadri (ou Western Ghats), na cidade de Khopoli, na Índia. A dificuldade do lugar está no clima, que durante o verão atinge altas temperaturas, altos níveis pluviométricos, por estar em zona tropical, e é atingida pelas monções (ventos causados pela mudança da estação chuvosa para a estação seca). Essa variação no clima costuma ser prejudicial para as construções, causando danos a estrutura. A solução encontrada pelos arquitetos foi simples, pegaram a dica da natureza! A rocha mais abundante da região é o basalto. Se o basalto esta lá firme e forte a tantos milhares de anos, por que não usá-lo para a construção? Tanto a estrutura quanto o acabamento foram feitos com uma mistura de água, areia, cimento e basalto, formando um “concreto regional” adaptado ao clima da região.
Inspirar-se na natureza é algo que um dos meus professores sempre nos estimulou a fazer. Ao invés de “lutarmos contra” ela, tentando fazer com que as tecnologias humanas superem a força natural, temos que aprender com ela, ela está aí sendo bem sucedida a milhares de anos, temos muito a aprender com a natureza!
A casa foi ainda elaborada como uma grande plataforma para que os moradores contemplem o visual deslumbrante que cerca a residência. Que delícia acordar todos os dias nesse cenário, deve dar uma paz de espírito inimaginável!
Antes de publicar este post, eu pesquisei um pouco sobre esta região onde a casa foi construída. Me apaixonei! As montanhas Sahyadri são declaradas patrimônio da humanidade pela UNESCO, pois é um dos oito maiores hotspots de biodiversidade biológica do mundo! Cada paisagem!!!!!! Com certeza vai para a minha listinha de desejos de viagem!!! Hehehe