Quem nunca escreveu com o dedo no espelho embaçado depois do banho?!?!  No inverso, abrimos a cortina e vemos que o vidro da janela está todo embaçado pelo lado de dentro. No verão, talamos o ar condicionado do carro, aí os vidros também embaçam, só que pelo lado de fora! Por que isso acontece???

Você sabe que todas as coisas são formadas por moléculas/partículas, certo? Embora a gente não perceba, essas moléculas estão o tempo todo vibrando! O nível de vibração é o que nós chamamos de temperatura. Se as moléculas estão vibrando pouco, dizemos que a temperatura está baixa, e reconhecemos este estado como “frio”. Se as moléculas estão vibrando bastante, corresponde a temperatura alta, denominamos este estado como “quente”. Essa agitação/vibração das moléculas é chamada de energia cinética, que confere ao corpo a sua energia térmica.

Conforme o nível de agitação das moléculas (ou, em outras palavras, conforme a quantidade de energia térmica) a matéria assume uma forma física diferente! Sim, são aqueles famosos estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso!

Expedição Vida - agitação das partículas estados físicos da matéria

Todos os sistemas, ou, para entendermos melhor, todos os objetos, corpos, atmosfera, etc, estão sempre tentando ficar na mesma temperatura. Ou seja, o que está mais quente vai passando energia térmica para o que está mais frio. Essa troca de energia térmica é o que nós chamamos de calor. ATENÇÃO – Calor não é quando uma coisa está quente, mas sim quando existe transferência da energia térmica entre duas coisas (dois sistemas) por causa da diferença de agitação das suas partículas.

Calor é a energia térmica em transito devido à diferença de temperatura.

Por exemplo, um cubo de gelo dentro do congelador está na mesma temperatura do que o ar dentro do tal congelador. Quando tiramos o gelo do congelador, o ar que está agora em volta dele está muito mais quente, então este ar começa a passar energia térmica para o cubo de gelo. Se as moléculas do cubo de gelo estão ganhando energia térmica, isso significa que as moléculas estão vibrando mais! Conforme o nível de vibração aumenta, o cubo de gelo vai passando do estado sólido para o estado líquido. O gelo derrete!

É por causa dessa transferência de energia térmica que muda o estado físico de alguma coisa que o vidro embaça! Vamos analisar o caso das janelas embaçadas no inverno. A temperatura dentro da sua casa costuma ser maior do que a temperatura do lado de fora nesta estação. O ar do lado de fora deixa o vidro da janela frio. Quando o ar quente de dentro da sua casa encosta nesse vidro ele (o ar quente) começa a passar energia térmica para o vidro, logo, as moléculas do ar que vibravam muito, começam a vibrar menos, até passarem do estado gasoso para o estado líquido. São as gotículas que embaçam o vidro!

Quer ver um jeito bem simples de analisar essa questão? Pegue dois copos de vidro. Em um deles coloque um líquido bem quente e no outro um líquido bem gelado. O que acontece? No copo que recebeu o líquido quente, o vidro vai embaçar por dentro. No copo que ganhou o líquido gelado, o vidro vai embaçar por fora. Por que? No copo com líquido quente, o ar próximo do líquido ganha energia térmica, fazendo com que as moléculas vibrem bastante! Já as moléculas do ar fora do copo estão vibrando um pouco menos. Quando o ar de dentro do copo encosta no copo começa a dar energia térmica e vira gotículas líquidas, embaçando o copo por dentro.

No copo que recebeu líquido gelado acontece o contrário! O líquido deixa o vidro do copo bastante frio, enquanto o ar fora do copo está mais quente. Então quem vai doar energia térmica e acabar virando líquido é o ar de fora do copo. Logo, o copo embaça pelo lado de fora.

Expedição Vida - experimento copo com líquido quente e gelado

Saber o porque dessas fenômenos que observamos no nosso dia-a-adia é bem interessante, não é?!?! #aficionadospeloconhecimento

Uma resposta para “Por que a diferença de temperatura faz o vidro embaçar?”

  1. Diego e Keeity disse:

    Muito legal Maria, adoramos! 😀 Parabéns!

Deixe uma resposta

Newsletter

Curta nossa FanPage