O Expedição Vida traz no post de hoje mais uma de suas aventuras! Você poderá pegar dicas para uma viagem ou apenas desfrutar de um pouco do que vimos em uma das regiões naturais mais lindas do Brasil e do mundo, o Pantanal!

Expedição Vida - Pantanal

O Pantanal é uma região muito especial, pois tem características climáticas e geográficas que tornam esse local único! É a maior planície alagável do mundo! O Pantanal se renova a cada ano, com seu ciclo de estações que rege as águas. As chuvas inundam boa parte das terras durante um período do ano. Esses fatores ambientais resultam numa explosão de vida, uma riquíssima biodiversidade!

A beleza do Pantanal não para por aí, é uma região de cultura brasileira característica. Em meio a maravilhosa natureza está o homem pantaneiro com suas boiadas, comitivas, cavalos, berrantes e sanfonas!

Expedição Vida - cultura pantanera b

O Pantanal abrange parte do centro-oeste brasileiro (Sul de Mato Grosso e Noroeste de Mato Grosso do Sul) e parte do Paraguai e da Bolívia.

Nós, brasileiros, temos que aprender a dar mais valor para o que temos. Para vocês terem noção, cerca de 70% dos turistas que vão para a pousada onde fomos são estrangeiros! Apenas 30% são brasileiros. Nós estávamos lá com uma família de indianos (pai, mãe e as duas filhas adolescentes) e um casal inglês. Conviver com pessoas de outros países e outras culturas é sempre uma experiência riquíssima, então, além de todo o encanto do Pantanal em si, tivemos ainda este privilégio.

Expedição Vida - turma da pousada

O Pantanal e o regime das águas

O Pantanal apresenta um regime de águas com 4 estações. São elas: Chuvas, Cheia, Vazante e Seca.

Durante a época da cheia, as partes mais baixas das terras pantaneiras ficam debaixo d’água. Os animais precisam procurar as porções de terra mais elevadas e o gado, através das comitivas, é levado também a estas regiões não alagadas. Esta estação da enchente ajudou a preservar o Pantanal das atividades humanas, já que o período de inundação inviabiliza a região para a agricultura. Na época da seca os animais voltam a se espalhar por todo o território, se fartando com o alimento aquático dos alagamentos que estão secando.

Expedição Vida - as quatro estações que regem as águas no Pantanal

Quando ir ao Pantanal

Para programar sua viagem ao Pantanal é preciso levar em conta o regime das águas em conciliação ao seu objetivo de viagem. A estação das cheias representa paisagens mais exuberantes, enquanto a seca é melhor para conseguir ver os animais.

Nós fomos para o Pantanal na primeira semana de agosto, que corresponde a época da seca. Porém, 2014 foi um ano atípico, ainda havia muitos alagamentos em processo de secagem. Então tivemos sorte, pois acabamos ganhando um pouco dos benefícios de cada estação.

Expedição Vida - paisagens

Pantanal Sul e Pantanal Norte

O chamado “Pantanal Sul” é a porção da região do Pantanal que está no Mato Grosso do Sul, que corresponde a maior porção. O “Pantanal Norte” corresponde a porção que abrange parte do Mato Grosso.

Além desta divisão Norte/Sul, o Pantanal é dividido em 11 micro-regiões (essas sub-regiões variam um pouco, alguns consideram 7, outros 12…).

onde fica o Pantanal

Nós fomos para o Pantanal de Miranda (parte do Pantanal Sul).

Como chegar ao Pantanal

É um lugarzinho “chato” para chegar. Da para chegar mais rápido em Miami do que no Pantanal. Hehehe. Apesar de muita gente ir de carro ou fazer excursões de ônibus, a maneira mais prática para ir ao Pantanal, é claro, é de avião, fazendo ponte aérea de São Paulo para a capital do estado onde você está indo. Se estiver indo para o Pantanal Sul, voo para Campo Grande. Se seu destino for o Pantanal Norte, voo para Cuiabá. Mas não existem muitos horários de voos a escolher. Quando chegar na capital de destino você ainda precisará de um transfer terrestre para ir até a micro-região do Pantanal onde você ficará hospedado. No nosso caso, Pantanal de Miranda, levamos 3:30h para ir de Campo Grande até o Refúgio Ecológico Caiman.

O que tem para fazer no Pantanal

As pessoas vão para o Pantanal com diversos interesses. Muita gente vai para pescar, outros para andar a cavalo, alguns para vivenciar a vida em uma fazenda e muitos, assim como eu, para turismo ecológico. Por isso tome bastante cuidado ao escolher sua hospedagem, veja se o que ela oferece corresponde ao que você pretende fazer no Pantanal.

Falo sobre o lugar onde ficamos e as atividades que ele oferece logo a seguir.

Dica de onde se hospedar no Pantanal

Nós nos hospedamos no Refúgio Ecológico Caiman, uma estância que possui duas pousadas, a Baiazinha e a Cordilheira. O lugar é PERFEITO para quem está interessado em turismo ecológico. O proprietário se preocupa muito com a preservação do lugar, por isso é perfeito para observar a rica fauna pantaneira. Além disso, a estrutura para recepcionar os turistas é impecável! Os guias são excelentes, as acomodações muito boas, as refeições divinas e tudo feito com muito capricho e simpatia pelo pessoal da pousada.

Expedição Vida - pousada Cordilheira - Pantanal

Expedição Vida - pousada no Pantanal - quarto c

O Refugio Ecológico Caiman oferece todas as atividades, como safáris, focagem noturna, passeios de canoa, workshop de astronomia, trilhas e até uma surpresa que eu não vou contar o que é para não estragar caso alguém que esteja lendo isso vá para lá. É só chegar na pousada e desfrutar sem se preocupar com nada!

Expedição Vida - atividades no Refúgio Ecológico Caiman

Eis o site do Refúgio Ecológico Caiman: www.caiman.com.br

Agora um pouco do que vimos no Pantanal !!!

Expedição Vida - um pouco do que vimos no pantanal

Expedição Vida - um pouco do que vimos no pantanal 2

Para ver mais fotos da nossa viagem é só acessar o álbum em nossa página no Facebook – clique aqui

Deixe uma resposta

Newsletter

Curta nossa FanPage