Vamos primeiro a uma explicação generalizada, para depois explicarmos os detalhes!

Um biodigestor é uma câmara fechada onde o processo de degradação da matéria orgânica é otimizado. Ou seja, a biomassa é fermentada anaerobicamente, resultando em sobras (que podem ser utilizadas como fertilizante) e biogás (que é canalizado para ser utilizado como fonte de energia).

ABAAABbkUAK-5

Esse gás que é produzido pelo biodigestor, o biogás, é o principal motivo para o biodigestor ser usado. Nosso mundo está passando por muitas crises, e umas das principais é a “crise de energia”, causada pela nossa economia extremamente dependente do petróleo. O petróleo não é renovável, além de ser um grande problema como poluente. Por isso, existe uma grande tendência em desenvolver novas fontes de energia. O biogás produzido por um biodigestor é uma destas fontes.

O que o biodigestor utiliza para produzir o biogás? Biomassa! O que é biomassa? É toda a matéria viva existente, bem como seus restos após a morte. Ou seja, biomassa são todos os seres vivos e tudo que vem deles. Plantas, animais, fungos, sejam vivos ou mortos, suas secreções, excretas… Tudo isso compõe a biomassa do nosso planeta. Logo, enquanto houver vida, existirá biomassa! Está aí outro ponto positivo de um biodigestor, o uso de uma matéria-prima que está em constante renovação. É claro que seres vivos e outras biomassas, como a madeira, não são usadas nos biodigestores, e sim, apenas “restos”. Então, podemos resumir a matéria-prima utilizada num biodigestor como sendo resíduos orgânicos.

O biodigestor tem que ser uma câmara bem vedada, para que não entre ar. Isto porque, o processo que transforma parte da matéria em biogás, a fermentação, é feita por bactérias anaeróbias, ou seja, aquelas que não utilizam oxigênio.

Mas vamos agora falar dos biodigestores na prática. Eles são utilizados principalmente em áreas de produção rural, onde há abundância de restos de plantação e fezes de animais (esterco). A montagem de um biodigestor é relativamente simples. Cava-se um buraco no chão, vedando-o com cimento e tijolos e construindo alguns elementos de metal ou madeira. No Brasil os modelos de biodigestores mais utilizados são o Chinês e o Indiano.

biodigestor rural

Para construir um biodigestor é preciso levar em conta vários vértices, como controle do pH, temperatura, tempo de fermentação, o que pode ou não ser colocado dentro dele, como usar o biogás etc. Como sugestão para pesquisa, o livro Biodigestores – Energia, Fertilidade e Saneamento para a Zona Rural.

ArquivoExibir

Apesar de ainda muito pouco usados nas áreas urbanas, os biodigestores são a tecnologia ideal para o tratamento de resíduos sólidos orgânicos de todos os tipos. Ao invés dos nossos restos de comida, cascas de frutas, restos de jardinagem e todo o lixo orgânico que produzimos irem para um aterro, deveriam ir para um biodigestor. Assim, estaríamos reciclando o lixo orgânico, transformando-o em fertilizante, que poderia ser usado na agricultura e biogás, que reduziria nossa dependência de petróleo.

Para terminar, um resuminho:

Expedição Vida - biodigestores

Deixe uma resposta

Newsletter

Curta nossa FanPage