Nessa era da tecnologia em que vivemos, um dos grandes problemas ambientais é a quantidade de lixo eletrônico gerado. Muita gente trocando enlouquecidamente seus aparelhos eletrônicos em busca de ter sempre o mais moderno. E, além disso, vamos combinar né, hoje em dia os aparelhos duram bem menos que os de antigamente, estragam com muito mais facilidade.

Esse lixo eletrônico causa problemas ambientais principalmente porque existem metais pesados altamente tóxicos na composição destes equipamentos, como chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc, além de diversos outros componentes de difícil degradação.

Por isso é muito importante dar um destino correto a este material, e não apenas jogar no lixo comum. Pois vários componentes e substâncias químicas podem ser reaproveitados.

Não é muito difícil encontrar em sua cidade algum local onde você pode levar os eletrônicos para serem reaproveitados. Muitas vezes a própria empresa fabricante aceita de volta (o que chamamos de Logística Reversa, algo que tem sido cada vez mais incentivado).

Mas, esses tempos, fuçando na internet, descobri um jeito incrível e muito prático de fazer este descarte sem ter que se dirigir a um local para entregar os equipamentos. É um serviço chamado Descarte Certo In a Box.

O Descarte Certo In a Box é oferecido por uma empresa que oferece serviços de coleta, manejo de resíduos e reciclagem de produtos eletroeletrônicos usados. São diversos serviços oferecidos, tanto para empresas como para pessoas físicas. Para acessar o site da empresa, clique aqui.

Aí vão os 6 passos para você descartar seus eletrônicos pelo Descarte Certo In a Box:

passos descarte certo in a box

1 – Comprar a caixa

Eu comprei a minha pela internet mesmo. Pelo site do eCycle (clique aqui para visualizar). No momento, parece que o link do Descarte Certo In a Box foi desativado. Vamos torcer para que seja momentâneo e logo volte a funcionar. Caso contrário, você vai precisar adquirir a caixa em um dos postos de venda, que infelizmente, estão apenas nos estados de SP e MG. Para ver os pontos de venda clique aqui e role até o final da página.

Expedição Vida - Descarte Certo In a Box 2

2 e 3 – O que você pode colocar na caixa:

Celulares, telefones com e sem fio, carregadores, cabos, fios, fones de ouvido, placas eletrônicas, mouses, modens, roteadores, CDs, fitas K7, fitas VHS, mini impressora, cartuchos de impressora, rádio relógio, lanterna, torradeira, aparelhos de som de pequeno porte, tocador de CD, pendrive, netbook, calculadoras, agendas eletrônicas, faca elétrica, ferro de passar roupa, batedeira, secador de cabelo, chapinha, barbeador elétrico, furadeiras elétricas, controle remoto, GPS, mini-games, câmeras fotográficas, filmadoras, babá-eletrônica e qualquer outro tipo de aparelho eletrônico velho ou sem uso que estiver na sua casa e couber na caixa. Mas a caixa pode pesar no máximo 20kg, o que, na verdade, é muita coisa!

Expedição Vida - Descarte Certo In a Box

O que você não pode por na caixa: Lâmpadas, equipamentos quebrados com partes cortantes expostas ou com líquidos vazando.

4 – Agende a coleta no site

como agendar sua coleta

5 – Retirada da caixa

E é só aguardar na data agendada que eles buscam a caixa na sua casa e você não paga nada a mais por isso.

Expedição Vida - Descarte Certo In a Box 3

6 – Pronto!

Fique feliz e com a consciência tranquila por ter descartado de forma correta os eletrônicos que você não queria mais!

Para saber de outras maneiras e lugares para descartar seu lixo eletrônico, fique atento aqui ao Expedição Vida! #expedicaovida

Deixe uma resposta

Newsletter

Curta nossa FanPage