A Educação Ambiental não é uma disciplina escolar, ela é um conjunto de hábitos e valores que conciliam o bem estar dos seres humanos e o bem estar do meio ambiente.

Diferentemente da associação automática da nossa mente, meio ambiente não significa apenas a natureza. Meio ambiente é o planeta inteiro, desde as florestas, desertos e montanhas até as grandes cidades, vilarejos e fazendas.

Essa era altamente industrializada e consumista em que vivemos está fazendo com que nós, seres humanos, estejamos deixando o meio ambiente com poluição demais e recursos naturais (matéria-prima) de menos, o que prejudica muito a nossa qualidade de vida.

A Educação Ambiental tem o objetivo de alterar esse cenário, ensinando as pessoas a viverem em harmonia com o meio onde vivem, usando o mínimo de recursos e causando o mínimo de poluição possível. O que implica em uma mudança de hábitos e da forma de pensar das pessoas.

A grande maioria das ações que compõem as culturas das sociedades advém do simples hábito de praticá-las. Uma atividade começa a ser exercida pela compreensão da sua importância. Gradualmente ela vai passando de pessoa para pessoa, virando uma prática cada vez mais comum até que, por fim, se torna um hábito quase que automático.

Vamos dar como exemplo a escovação dos dentes. Você sabe as razões pelas quais é importante escovar os dentes todos os dias, mas você não fica repassando essa lista de importâncias cada vez que toca na escova de dentes. Você vai e escova seus dentes de forma quase que automática, sem ficar refletindo sobre aquele hábito.

É isso que precisa acontecer com as práticas ensinadas pela Educação Ambiental. As pessoas tem que saber a importância daquela atitude, mas precisam torná-la um hábito natural do seu dia-a-dia. O problema é que nós adultos já somos cheios de “manias”, já temos os nossos hábitos muito bem “ensaiadinhos”. Mas as crianças não, elas ainda estão desenvolvendo a sua maneira de lidar com as coisas e o mundo. Por isso as crianças tem muito mais chances de incorporar atitudes ecologicamente corretas no seu dia-a-dia sem esforço.

O que não significa, é claro, que nós adultos não possamos mudar, podemos sim! Mas com certeza vamos precisar de um pouco mais de esforço do que as crianças. Porque elas não estarão mudando, estarão aprendendo o jeito de fazer algo pela primeira vez, não precisam concertar.

E, afinal, como diz o dito popular “As crianças são o futuro”! E literalmente são!

Expedição Vida - Educação Ambiental - crianças

Deixe uma resposta

Newsletter

Curta nossa FanPage