Minha mãe sempre conta que na época de escola dela os alunos precisavam decorar qual era a capital de cada país. Até hoje ela sabe várias, tanto as de países mais conhecidos quanto de outros meio estranhos. Eu adoro quando ela fala um país e a sua capital pra ver se eu decoro também! Hehehe! Aí esses tempos, pensando nisso, me veio na cabeça “mas quantos países será que existem?”.

Então fui e fiz essa pergunta ao grande oráculo da atualidade… O Google!! Kkkkkkk (O que seria da vida sem ele, né?!?!!?). Descobri que a resposta é bem mais complexa do que um simples número. Mesmo porque, conforme já sabemos, durante toda a história as guerras, conflitos políticos e disputas territoriais já modificaram nosso mapa diversas vezes e continuam modificando.

Atualmente, a lista da ONU (Organização das Nações Unidas) tem 193 países cadastrados. Para que um país possa ser membro da ONU ele precisa ter fronteiras definidas, sustentação econômica (como, por exemplo, moeda própria) e soberania nacional. A ONU só considera como membros países independentes, não contabilizando colônias e possessões. A Groenlândia, por exemplo, fica de fora porque é território da Dinamarca. Existem vários territórios que muitas vezes confundimos com países individuais. O engano mais comum é em relação à Inglaterra! Pois é, ela não é considerada um país individual. A Inglaterra, assim como a Escócia, a Irlanda do Norte e o País de Gales são territórios pertencentes ao país Reino Unido.

Outra questão é o dilema Taiwan/China. Muitos países consideram Taiwan um país independente, no entanto a China afirma que Taiwan é apenas uma província do seu país. A ONU considera apenas a China, Taiwan não consta como país-membro. Existem ainda dois países independentes que não são contabilizados pela ONU, Kosovo e o Vaticano.

Mas a lista da ONU não é a única. Algumas associações esportivas também tem as suas. No entanto elas contabilizam territórios que pertencem a outros países. É o caso do Comitê Olímpico Internacional, com 204 membros, e da FIFA, que tem 209. Territórios como Aruba e Ilhas Cayman, não reconhecidos pela ONU porque pertencem, respectivamente, à Holanda e ao Reino Unido, integram as duas entidades.

Então, no fim das contas, não existe uma resposta única para “Quantos países existem atualmente no mundo”, depende do ponto de vista de cada um, mas a resposta mais frequente seria 196, considerando os 193 países membros da ONU, mais Taiwan, Kosovo e o Vaticano. Se você quiser saber quais são as nações integrantes da ONU, pode acessar http://www.onu.org.br/conheca-a-onu/paises-membros/

Só a título de curiosidade, o país mais recente é o Sul do Sudão que se tornou independente em Julho de 2011, é o mais novo integrante da ONU.

18 respostas para “Você sabe quantos países existem atualmente no mundo?”

  1. priscilla disse:

    gostei do documentário!!

  2. Danielly disse:

    Gostei muito de sua postagem, objetiva e de facil entendimento.

  3. Gabriela disse:

    Eu nw sou boa de geografia então eu nao sei quase nada sobre o mundo mas eu gostei deste site

  4. Africano disse:

    GOSTEI DO ARGUMENTO, FORÇA, FORÇA…

  5. edlima disse:

    Eu particularmente fique muitissimo satisfeito com as colocações do oráculo da atualidade,existem realmente essas pa,daí não ser possivelrticularidades em relação aosw problemas políticos-geográficos no mundo

  6. jessica disse:

    eu nao gosto de geografia,mas assim e fica mais facil aprender gostei mesmo

  7. Pedro Felippe disse:

    Não sei a tua idade, mas colaborou eficazmente para a cultura deste país, infelizmente, ainda analfabeto. Saudações

  8. Juvenita disse:

    Gostei muito de sua contribuição,percebo que você está por dentro da geografia e história de nosso país.

  9. ana luiza disse:

    gostei a parte que li ficou de mais só qui tive preguiça de terminar de ler [o texto e grande ]

  10. dayane disse:

    minha igreja diz que está em mais de 200 países aí pensei quantos países tem no mundo

  11. Ronald Cordeiro disse:

    Fico muito grato pela sua publicação.
    Estava em dúvidas sobre os países.

    Ronald.

  12. eduardo lemos disse:

    Boa tarde gostei das repostas e comentarios.

    Só gostaria de acrescentar o seguintes 193 países são membros, ou sejam se filiaram e aceitam a carta da ONU, quanto ao numero de países acredito serem superiores a 200, pois vejam só por exemplo o Reino Unido é formado por Inglaterra, Escocia, Pais de Gales e Irlanda, na ONU são um estado (país) só, mas para a FIFA e para olimpiadas eles são paises independentes e por ai a fora. E toca a vida, abraço a todos.

  13. gabriela musuco disse:

    oi eu achei muito legal o site e muito bom e vai ajudar muitas pesoas tipo euzinha que nao sei coisa nenhuma de historia ou geografia.

  14. Jheime Jucá disse:

    Achei muito Lindo esse comentário,seu,
    Por que as escolas não Ensina os Alunos até hoje nem, isso é uma falta de respeito dos nossos Governantes Brasileiros.

Deixe uma resposta

Newsletter

Curta nossa FanPage