Arco-íris, nem parece uma coisa real, né? Parece coisa de história de fadas e gnomos. Deve ser por isso que a gente fica tão feliz e encantado quando encontra um arco-íris no céu, é como se a vida real também fosse um pouco mágica! Mas como um arco-íris é formado?
Bom, a explicação é totalmente física! Sabemos que a luz branca é formada por 7 cores, certo? Vermelho, Alaranjado, Amarelo, Verde, Azul, Anil e Violeta. Quando estas sete cores estão juntas temos luz branca, como a do Sol. Quer fazer um teste em casa para comprovar? (Professores, esta é legal para fazerem em sala com os alunos) Pegue sete lanternas e cubra cada uma com um papel celofane de cada uma das sete cores. Agora, no escuro, coloque todas as lanternas apontando para o mesmo ponto em uma parede branca. Embora a luz de cada lanterna seja colorida, a junção das sete forma na parede luz branca.
Voltando ao arco-íris, já notaram que ele aparece durante aquelas chuvas fraquinhas ou depois de uma chuva forte quando o céu já está clareando? É porque é preciso haver duas coisas para ele se formar: A luz do Sol e pingos de água. Quando a luz do Sol passa pelos pingos de chuva suspensos nas nuvens, a luz é refletida pelos pinguinhos, mas a luz refletida é refratada, ou seja, a luz branca é separada novamente nas sete cores.
Nas cachoeiras também é comum vermos arco-íris, da mesma forma, a luz passa pelos pingos de água respingados pela cachoeira.
Pois é, o arco-íris não passa de um fenômeno óptico, o que não deixa de ser um pouco mágico também, não é? Talvez, como diz o dito popular, valha a pena ir procurar o pote de ouro no fim do arco-íris! Hehehehe!
CURIOSIDADES
A cor vermelha é sempre o lado de fora do arco-íris, e o violeta a de dentro.
Para decorar a sequência das cores no arco-íris se usa o seguinte truque: Vermelho LA VAI Violeta! Cada letra do “la vai” corresponde a uma cor: Laranja, Amarelo, Verde, Azul e Índigo (que é a mesma coisa que Anil).
Uma resposta para “Como se forma um arco-íris?”
Será que foi através de um arco íris que perceberam que a terra era redonda? A lenda de que tenha um pote de ouro no fim do arco íris deve ter levado muitos a andar, andar, andar e não se aproximar.
muito legal.
Parabéns
Daniel