Como se forma a geada?

 

Bom dia, pessoal! Como está o clima aí onde vocês moram? Bom, por aqui agora está menos frio, mas a duas semanas atrás foi brabo! Eu estava na casa dos meus pais, eles moram em uma fazenda que fica na Serra Dona Francisca – Joinville-SC, então imagiiiiiinem o frio lá!!! Terça, 6:15, meu pai veio me acordar para espiar pela janela! Olhem a paisagem com que me deparei!!!!

 

Expedição Vida - geada em Campo Alegre

 

Como disse uma amiga minha “Meu Deus, dava até pra brincar de ski bunda!” kakakka! A geada é muito comum em lugares autos no Brasil, principalmente nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mas afinal, como se forma a geada?

 

A geada é uma camada de cristais de gelo. Mas como se forma essa camada? Quando a troposfera (camada de ar rente a nós) perde calor para as camadas mais acima e para o espaço por causa da ausência de nuvens, as partículas de vapor de água presentes no ar passam do estado gasoso para o estado líquido, que é o chamado orvalho. Se essa perda de calor for ainda maior, ou seja, se a temperatura cair para abaixo de 0°C (zero), o orvalho congela! Ou ainda, o vapor de água passa do estado gasoso direto para o estado sólido! É assim que a camada de gelo sobre a vegetação ou casas se forma! Então para ocorrer geada o céu tem que estar limpo? Sim, sem nuvens!

 

Camadas da Atmosfera

 

 

Expedição Vida - estados da água - formação da geada

 

A principal diferença entre a geada e a neve é que a neve são cristais de gelo que se formam nas nuvens, enquanto na geada os cristais de gelo se formam direto sobre as superfícies.

 

Existem dois tipos de geada, a mais comum, chamada de geada branca e a geada menos comum, a geada negra, que acontece geralmente com temperaturas abaixo de -10°C. A geada negra é quando o congelamento afeta não apenas a superfície dos vegetais, mas também o seu interior, congelando a seiva. A geada branca queima os vegetais, como se fosse um gelo parado por horas em cima da nossa pele. A geada negra mata as plantas por impedir a circulação nos seus vasos condutores.

 

Mas, tirando os prejuízos que a geada causa às plantações e vegetação em geral, que é uma bela paisagem isso é!